sábado, agosto 27, 2005

Relativismo num mundo de perfeição imperfeita

Há alturas em que ouço ou leio coisas que me fazem pensar: "como é que é possível as pessoas não conseguirem pensar além disto, do que é óbvio?" Baseada neste meu comentário um pouco narizinho, está a ideia de que tudo pode ser relativizado, tudo é possível e tudo é, por isso mesmo, "normal".
Num mundo ideal e perfeito, ninguém devia apontar o dedo a ninguém. Acontece que todos sabemos as condições em que somos obrigados a viver nesta realidade e estas estão longe de nos dar o "paraíso" da perfeição.
Vamos pensar nisto com carinho. Na verdade, não sabemos como seria esse tal mundo perfeito, ninguém o viu por aí, pois não?
Provavelmente tem mesmo de ser assim, é a forma de nos relacionarmos... descobrirmos na diferença dos outros motivos para rir, para nos acharmos superiores e para, de certa forma, nos definirmos quando ainda não nos conhecemos e/ ou aceitamos completa e incondicionalmente.
A imperfeição dos nossos preconceitos e dos nossos momentos e pensamentos anti-sociais fazem parte de nós. Aquele meu pensamento entre aspas foi preconceituoso.
Será o relativismo o fim da perfeição da imperfeição do mundo em que vivemos? Ou o objectivo será caminharmos para o fim da crítica, o fim das diferenças, o fim da afirmação das diferenças... até todos sermos simpáticos, condescendentes e compassivos uns com os outros?

Ou isto tudo não passa de um conjunto de falsas questões?

2 comments:

Blogger Adriana said...

Sao falsas kestões porque é assim que sabemos viver. E com todas as forças "vamos" resistir a que "nos" tirem isso.

27 agosto, 2005 14:52  
Blogger Adriana said...

E outra coisa, o relativismo é só mais uma maneira de viver.

27 agosto, 2005 14:54  

Enviar um comentário

<< Home