sábado, julho 15, 2006

A minha experiência num táxi profissional

Não tenho carro. É verdadeiramente uma merda não ter um carro, excepto naquela história de não termos todas as despesas que lhe estão inerentes e de podermos beber à vontade sem corrermos riscos.
Desta forma, sempre que saio à noite, em vez de pôr a perna de fora ou bambolear o rabo para arranjar uma boleia, costumo ir de táxi. Não é mau. Não fosse o dinheiro que se paga (e ainda para mais, eu moro longe de tudo), eu ia querer andar sempre de táxi.
Eu adoro o mundo dos táxis. O que eu mais gosto, é do sossego, principalmente naqueles finais de noite, em que é mesmo bom não ouvir ninguém... como se de um retiro se tratasse, para nos preparar para a chegada a casa - que se espera silenciosa. Além disso, engraço quase sempre com os senhores taxistas e as suas conversas. Eu podia perfeitamente ser uma taxista, não fosse a minha inépcia a conduzir.
Ontem, fiz mais uma viagem espectacular. O senhor taxista não era um taxista vulgar. O senhor taxista era, na verdade, um profissional. Lembro-me de ter comentado com a Patrícia, antes de entrarmos no carro, algo sobre um autocolante que o táxi tinha a dizer "Este táxi é conduzido por um profissional", mas estava longe de saber o quão profissional o senhor era.
O senhor tirou um curso de 6 semanas, "todos os dias das 7h as 17h"... "tudo teórico" "aprendemos tudo, revimos o código da estrada, disseram-nos como devíamos tratar os nossos clientes... sabemos os nossos direitos... quem podemos recusar e quem não podemos recusar no nosso carro... "; "o meu curso, tirei-o há 2 semanas... foi pago pela CEE ou pela Europa... essas coisas... agora já é pago, mas eu só tive de pagar, sabe, os testes... a menina não deve saber o que são... tá a ver... os psicotécnicos..."; "também ouvimos psicólogos, que nos disseram aquelas coisas, sabe, que devemos acalmar-nos quando nos apitam... ou mandam bocas... sabe, aquelas coisas que eles dizem...".
"Pois" :)



No fim, quis dar-me um cartãozinho com o seu contacto e não encontrou nenhum.

5 comments:

Blogger Tiago said...

O mundo do táxi é muito engraçado. Habitualmente todos passamos por isso, numa certa altura da vida. Esta altura é chamada de "TENHO DE ANDAR DE TÁXI PORQUE AINDA NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR CARRO".

18 julho, 2006 17:43  
Blogger A Mulher said...

Há pessoas que não passam por isso, aliás, à minha volta, vejo muito pouca genta a passar pelo mesmo... Há gente tão parva que até a sorte é como elas... não fazem nada pela vida e têm tudo.

18 julho, 2006 22:16  
Blogger Tiago said...

Não passam por isso porque mas as coisas não lhes pertencem. Dizem "meu" quando as coisas são, na verdade, de quem as pagou.

19 julho, 2006 09:04  
Blogger A Mulher said...

Boring...

19 julho, 2006 22:11  
Blogger Tiago said...

Boring...but "verdadeiro".

20 julho, 2006 10:40  

Enviar um comentário

<< Home