domingo, junho 26, 2005

Eu sei (mas não falemos sobre isso)

Eu sei. Estou a acabar o curso. O mundo, principalmente aquela parte que se está bem a cagar para mim, está bem mais contente que eu.
Não, ainda não tenho perspectivas de emprego. Nem quero ter! EU AINDA NEM SEQUER ACABEI O CURSO!
Já não posso mais, não aguento mais dizer: "sim, estou no último ano", "não, este ano não tenho aulas, tive estágio", "não, ainda não tenho perspectivas de emprego" e "não, só em Setembro...".
Acima de tudo, e quem partilha a licenciatura, deve perceber a língua em que falo..., não suporto uma pergunta, em particular:
- "Para que é que dá o teu curso?"
Preferia mil vez ouvir as barbaridades do costume, os habituais: "Psicologia, uhhhh... então diz lá o que é que eu estou a pensar!!!", "Psicologia, que fixe... sempre gostei dos astros e dos signos!". A sério que prefiro ouvir isto. Dá vontade de rir, tamanha é a estupidez. Mas ao menos não irrita.
Para todos os efeitos possíveis, aqui fica, espero que pela última vez:

Olá, eu sou a Diana. Estou no 5º ano de Psicologia. Este ano, o último, consiste basicamente no estágio curricular. Temos, além disso, 2 cadeiras, uma por semestre. As pessoas podem entregar o relatório em Julho ou em Setembro. Eu escolhi entregá-lo e defendê-lo em Setembro e, antes de sentir que efectivamente tenho a licenciatura terminada, não quero concorrer a emprego nenhum. "É a minha opção pessoal", como diria alguém que eu conheço.
No seguimento desta opção, não tenho quaisquer perspectivas de emprego. Sei o que gostava de fazer, tenho uma pequena noção de como está o mercado de trabalho e, de certa forma, de como o sistema (seja lá o que isso for) afecta o processo de procura de emprego. Mas não consigo misturar coisas diferentes. Directa e simples: tenho a minha cadeira de opção e o relatório para fazer. Não consigo perspectivar nada. A não ser o dinheiro que vou gastar em fotocópias com bibliografia, livros e géneros temporais.
Gostava de trabalhar na minha área, mas , muito sinceramente, vivo bem com a ideia de ter um emprego noutra área... tanto, que, se for apenas um trabalho, em área nenhuma, vale na mesma. Os meus caprichos são outros. A sério. Párem.

2 comments:

Blogger Adriana said...

"Os meus caprichos são outros."
Incluiem tranferires a tua vida para outra cidade com uma amiga que partilha praticamente tudo que escreveste no teu post?

27 junho, 2005 14:06  
Blogger A Mulher said...

Eventualmente... (uhhhhhhhh)
Claro que sim.

27 junho, 2005 15:23  

Enviar um comentário

<< Home