domingo, junho 26, 2005

A propósito do post anterior... Alguns factos!

* Segundo as estatísticas, mentimos cerca de 200 vezes por dia e, em média, uma vez por cada 5 minutos. Eu demorei mais de cinco minutos a escrever aquele post e só menti uma grande vez, isto é que foi "desperdiçar" tempo! :P

* A mentira pode surgir por várias razões: receio das consequências (quando tememos que a verdade traga consequência negativas talvez), insegurança ou baixa de auto-estima (quando pretendemos fazer passar uma imagem de nós próprios melhor do que a que verdadeiramente acreditamos não é o caso, não me parece que tenha passado melhor imagem), por razões externas (quando o exterior nos pressiona ou por motivos de autoridade superior ou por co-acção não), por ganhos e regalias (de acordo com a tragédia dos comuns, se mentir trás ganhos vale a pena mentir já que ficamos em vantagem em relação aos que dizem a verdade NÃO) ou por razões patológicas (já não digo nada).

* A mentira existe ao longo de toda a escala patológica. A saúde mental só é compatível com a verdade ( não concordo). De nada serve querer acreditar que o nosso familiar não faleceu quando na realidade isso não é a verdade, de nada serve acreditarmos que somos capazes voar se na realidade não temos asas (a verdade que nos "corta as asas" também pode muito bem para nada servir... de bom...).

* A mentira pode ainda surgir como uma dependência, quando dita de uma forma compulsiva. Os dependentes da mentira sabem que estão a mentir mas não se conseguem controlar, num processo que surge de uma forma muito semelhante ao do vício do jogo (cartadas no bar da associação, conta?!) ou à dependência de álcool ou de drogas (o que poderá explicar muita coisa... isto realmente aconteceu depois de ter fumado pelo nariz!).
Esta incapacidade em controlar os impulsos é causadora de um sofrimento nítido razão pela qual deve ser alvo de tratamento. Nos dependentes da mentira, o primeiro passo a dar consiste em assumir que existe um problema e de seguida procurar ajuda para esse mesmo problema. A nível da abordagem terapêutica o tratamento passa geralmente pela realização de uma terapia psicológica ("Mais 24 horas!" lol)


VEJAM MAIS in http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0220&area=d5

2 comments:

Blogger Adriana said...

Só tenho um pequeno comentário a fazer... É que caguei-me a rir com esta parte: "Nos dependentes da mentira, o primeiro passo a dar consiste em assumir que existe um problema e de seguida procurar ajuda para esse mesmo problema."

Ironia das ironias... se se trata de um dependente da mentira, como saber se a sua confissão de dependência é verdadeira?

27 junho, 2005 14:03  
Blogger A Mulher said...

Que se lixem os psicólogos que trabalharem com eles.
Há sempre bons motivos para termos ido para Organizações...

27 junho, 2005 15:24  

Enviar um comentário

<< Home