domingo, outubro 30, 2005

Momentos de Catarse e Exorcismo - A minha experiência no processo "missa"

Sou menina de ir à missa. Gosto do sermão, normalmente considerada a parte mais chata do processo.
Sempre mantive na minha cabeça que tenho issues com as figuras religiosas. Sempre olhei para elas com mais medo do que respeito. Não sei porquê, não tenho nenhum trauma "lembrável" com igrejas, imagens de santos, nem nada do género. Mas tenho sempre a impressão de que, a qualquer momento, elas se vão mexer. Qualquer momento em que eu vou estar a olhar.
Ontem, olhei com o espírito habitual para a imagem que escolhi ter à minha esquerda durante aproximadamente 50 minutos de processo. Olhei-a cabisbaixa. São duas imagens, do tipo manequim de montra. Jesus, vestido de roxo, com a famosa coroa de espinhos ensanguentada e, mesmo ao lado, a imagem da Nossa Senhora, vestida integralmente de preto, a chorar. Maria segura na mão um pequeno lenço branco.
À parte do sermão, tenho sempre montes de coisas para fazer na missa. Observar os outros pode ser fazer montes de coisas. Os meus alvos privilegiados são crianças, mil vezes mais interessantes que os adultos, que normalmente estão parados demais dentro nas igrejas. Pelo menos fisicamente.
O meu alvo não parou de me surpreender. Uma menina com aproximadamente 4 anos. Perfeito, pensei, há vida além do sermão. Desde trocas de colo entre mãe e tia, que se encontrava 3 pessoas à direita (o que é fantástico, porque assim tinha de incomodar essas pessoas para chegar até aos braços da tia), aos beijos na boca que dava compulsivamente à mãe, passando por frases como "ao pai eu dou mordidinhas na orelha", até à brilhante conclusão tirada no final da missa quando todos disseram o ansiado Amén: "à mãe", disse com um sorriso, espetando mais um xoxo na boca da progenitora.
Enquanto tentava decidir a minha cabeça quanto às afectuosidades que tinha observado, olhei de soslaio para os meus dois amigos manequins do lado e então vi. O lenço caía para o chão.

4 comments:

Blogger Tiago said...

Então é isso que ando a perder. Faz tão bem ficar a dormir. Ver meninas pequeninas aos beijos na boca às mães, não é coisa que me agrade.

31 outubro, 2005 09:39  
Blogger A Mulher said...

Acredita que a última frase me surpreendeu. Isto é a pornografia que sempre sonhei para o Desenho. Pensei que todos fossem gostar.

01 novembro, 2005 18:11  
Blogger Unknown said...

As crianças são mais interessantes k os adultos? Há um Bibi dentro de ti!

01 novembro, 2005 19:28  
Blogger A Mulher said...

Claramente...

01 novembro, 2005 23:32  

Enviar um comentário

<< Home