sábado, outubro 15, 2005

Diana Pé-de-Cabra

Ainda numa onda "sombria e depressiva" (engraçado, que acabei por gostar da expressão), certa noite, pus-me a pensar em mim, à luz de um conto de Alexandre Herculano.

Gosto de pensar que as pessoas são genuinamente boas* - vá, chamem-me de moralista ou ingénua. Porém - e não trago novidades -, considero que todos nós temos um "Pé-de-Cabra". Aprecio a metáfora e ainda mais a imagem irreal sugerida. "A Dama Pé-de-Cabra" é uma história muito bonita, a meu gosto. Os interessados que a procurem, a Internet está aí.

O propósito desta referência prende-se com o facto de eu achar que, ao contrário da bela Dama, eu faço questão de exibir o meu Pé-de-Cabra. A provar isto está este blog.

O meu Pé-de-Cabra suscita várias reacções, cujas consequências irei ignorar, por ora:

  • uns sentem-se enganados e/ ou traídos - "esta não é definitivamente a Diana que eu conheço/ conheci";
  • uns assustam-se - "isto não pode trazer nada de bom";
  • uns fingem-se de mortos - "conheço-a bem, daí ignorá-la" ou só "ignorá-la, porque sim";
  • uns sentem-se atraídos pelo estranho da coisa até ao desinteresse;
  • uns preferem ver um pé e uma perna;
  • outros simplesmente gostam.

Não consigo defini-lo bem, mas sei que o desenho de várias formas.



* Isto para mim pressupõe que, num dilema do dia-a-dia, as pessoas saibam o que é bom ou bem, independentemente de agirem em consonância com isso, ou não. Acho que é fácil demais fazermos o que não queremos, ou o que sabemos que está errado. Este assunto já fez suscitar muita lambada entre mim e a Adriana e, no fundo, foi só para dizer isto que toquei neste assunto :D

5 comments:

Blogger Adriana said...

q belas discussões q isso deu... e q bom q tava o chocolate quente nesse dia :D

o pé-de-cabra parece-m mt util na tua área sr.dra. :D

16 outubro, 2005 00:02  
Blogger A Mulher said...

E a volta aos intestinos tb tava boa?

16 outubro, 2005 01:17  
Blogger Adriana said...

n a trocava por nada

16 outubro, 2005 02:14  
Blogger Tiago said...

Agora andas a ler Alexandre Herculano? Opa, já disse e repito, andas com muito tempo livre. Arraiolos está fora de questão?

17 outubro, 2005 10:38  
Blogger A Mulher said...

Há que relativizar isso do tempo livre. Por exemplo, penso que tenho direito a escrever um blog, já que NÃO TRABALHO NEM ESTUDO! Era bom que outras pessoas percebessem isso :D

17 outubro, 2005 16:04  

Enviar um comentário

<< Home