quinta-feira, março 30, 2006

Imagens chocantes*

Eu sou o tipo de pessoa que muda de canal quando o noticiário relaciona palavras como "animais", "abandonados","maltratados" e "Associação Protectora dos Animais". Prefiro não ver. Hoje facilitei e vi alguns segundos de uma reportagem sobre uma pessoa que se andou a divertir a ser filmada a atirar gatinhos do cimo de uma torre, sujeitando-os a uma morte horrível (eu disse isto por outras palavras para mim própria).
Não tenho o verdadeiro espírito de preservação da própria espécie. Sempre acreditei que tinha mais pena do cãozinho abandonado e maltratado do que do bébé negligenciado. Tenho muito mais confiança no espírito de auto-preservação da própria espécie dos meus congéneres, do que no respeito que temos pelos restantes seres vivos. Na ideia maluca de que este mundo é só nosso (da espécie humana), sinto que os maiores prejudicados serão sempre as outras espécies. Se eles sofrem, é por nossa culpa, não deles. Se nós sofremos, é por nossa culpa e de mais ninguém.
Quando me lembro que tudo o que fazemos é pela própria sobrevivência, como por exemplo os animais também fazem, isso ainda me mete mais nojo. Os meios de dominação usados por nós são detestáveis e reprovo absolutamente a forma como muitas pessoas tratam os animais.
É nestas alturas que me lembro de uma amiga minha que, muito bem, disse um dia:
Há gente que me mete muito mais nojo do que...!!!
Tou feita com este mundo...
*Acho que traumatizei o meu irmão mais novo, com a minha reacção suficientemente emotiva à visualização daquelas imagens. E dizia ele, tentando confortar-me: "Oh Diana, também não é preciso ficares assim, eles iam acabar por morrer um dia..." Se ele não fosse fofo e meu irmão, não era o facto de ele ser da mesma espécie que eu que o ia safar de um sermão dos bons. E, quem me conhece, sabe bem o quão chata eu consigo ser.