segunda-feira, julho 11, 2005

Um blog de gaja

Eu ia dormir, ia mesmo arroxar, lá para o meu pseudo-spa-de-rede... mas, antes disso, achei por bem dar a olhadinha narcísica ao meu blog. Paneleirices. Sem ofensa. Concluí que, se eu não tivesse o meu nome ali escrito, à direita, era a mesma merda. Toda a gente topa que é uma gaja que escreve estas coisas. Fotos de gatinhos... é informação a mais.

Fez-me lembrar (e, certamente, irei ter pesadelos com) o 2º relatório que fala das desigualdades entre homens e mulheres em termos de papéis sociais e, acima de tudo, poder familiar. Acho engraçado pensar em mim como alguém que, supostamente, deveria ser neutro em relação a estas coisas. Com aquele tipo de discurso: "não há blogs de gajas, nem blogs de gajos, há apenas pessoas diferentes, com blogs diferentes". Tendo esta atitude, depois de me rir, iria ter de passar a olhar para mim de toda uma nova forma.

Lixou-me não ter conseguido ter uma opinião. Homens e mulheres... quem tem mais poder, porque se fala tanto, nomeadamente em trabalhos científicos, da inferioridade das mulheres? A culpa é de quem? O que é que se anda a passar que eu não ando a perceber? As mulheres andam todas infelizes e só eu é que não reparo? Caramba, eu só vejo mulherio à minha frente... e com os seus narizinhos bem no ar! Não me sinto vítima e, a maior parte das vezes, gosto de ser tratada como "gaja" (menos, Diana) O que me custa é achar-se necessário discutir o assunto.

Perguntei a uma pessoa minha conhecida, um rapaz, se ele achava que as mulheres eram culpadas pelas "diferenças que sofrem em termos de poder social, familiar e profissional". Ele respondeu e passou a sua ideia. Um ou dois minutos depois, ele pergunta-me:
- "Então, e a tua opinião sobre a inferioridade das mulheres, qual é?"
- "Eu não tenho opinião sobre falsas questões" - respondi e apreciei a reacção.

Foi aí que tive pena de já ter "alinhavado" mais ou menos mal o meu relatório. De qualquer forma - pensei eu mais tarde -, acho que ninguém ia gostar de saber a minha opinião, lá na faculdade.
E pudesse eu pagar de outra forma...

3 comments:

Blogger Adriana said...

"Eu não tenho opinião sobre falsas questões"
Típico...

11 julho, 2005 16:16  
Blogger A Mulher said...

A coisa apenas soou bem na altura, pronto.

11 julho, 2005 16:25  
Anonymous Anónimo said...

Lindo o teu blog.

13 julho, 2005 22:54  

Enviar um comentário

<< Home